
o que é ?
Existe algo misterioso em tudo aquilo que não vemos e não tocamos, mas sentimos. Muitas vezes, as sensações atravessam nosso corpo físico e deságuam em caminhos diversos que nem sempre é possível nomear. No entanto, com um pouco de silêncio e atenção, vamos aprendendo a escutar ativamente nosso corpo e nossa alma, e é através dessa escuta, que aprendemos a ler e a decifrar o que outrora parecia não haver nome ou tradução.
“ReverberaSom” nasce com o propósito de ser um caminho para a afinação dessa escuta. Uma ponte que nos auxilia a traduzir sensações - dentre tantas que nos atravessam - e endereçá-las. ReverberaSom contempla os caminhos pelos quais aprendi a me escutar e a deixar meu CorpoVoz se manifestar, em sons, gestos, palavras, melodias e silêncios. É certamente uma palavra inventada, que na intenção de resgatar a Voz do Corpo e o Corpo da Voz, oferta caminhos possíveis que pretendem revelar a nossa expressão autêntica e autoral; é uma metodologia sensível e intuitiva mas também é terapia integrativa e, por último e não menos importante, é a união dos saberes que carrego, traduzidos em reverberação e sintonia com quem aceita o convite dessa travessia.
Dentro dessa proposta, vale dizer que afinar a escuta é um exercício que requer prática e disciplina, e demanda paciência e dedicação para silenciar a mente e ouvir esse tal de CorpoVozCoração. É um trabalho ancorado de maneira intuitiva, que combina técnicas de alinhamento energético com ferramentas arteterapêuticas e integrativas. Dentre os fundamentos que sustentam o trabalho estão: a Consciência Corporal, Gestual e Vocal, os princípios da Terapia do Som, práticas de percepção musical e rítmica através da técnica do sapateado estadunidense e da percussão rítmica e vocal, além do apoio de metodologias psicossomáticas que oferecem contornos para a condução dessa travessia.
Como disse o poeta "Não há caminho caminhante, o caminho se faz ao andar" - é percorrendo a estrada que se mapeia os abismos e sobretudo as paisagens. Meu convite é para que você, assim como eu, se arrisque nessa travessia e se permita recordar a voz e o gesto que você almeja reverberar.
