minha trajetória
-
Movida pela magia dos encontros, sou fascinada pelos caminhos possíveis que podemos percorrer para afinar a escuta do corpo e da voz.
-
Cantora, compositora, sapateadora, arte educadora, escritora, terapeuta sonora e integrativa, criadora-intérprete e facilitadora de sons e gestos, nasci em Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.
-
Me formei como bailarina, sapateadora, professora e coreógrafa no Uai Q Dança, sob a direção de Fernanda Bevilaqua. Também fui coordenadora do projeto "Semana do Sapateado" por 15 dos 21 anos de realização do mesmo, dirigi a Cia Tribo do Tap de sapateado e também atuei na coordenação pedagógica da escola de dança, precursora do sapateado na cidade mineira. Também integrei a Uai Q Dança Cia com os espetáculos e performances “SEM” e “VENDA”.
-
Ainda em Uberlândia, realizei o espetáculo de música e dança “Primeiro ato canção, Segundo ato sapato”, idealizado por Fernanda Bevilaqua e com direção de Juliana Penna. Ao lado do então grupo musical instrumental "Miguilim", o espetáculo reunia música e sapateado com um repertório especialmente dedicado à música popular brasileira.
-
Realizei meus estudos superiores em Lyon, na França, em “Artes do Espetáculo”, onde também defendi minha dissertação de mestrado em "Artes da Cena" com uma pesquisa sobre os processos de ensino-aprendizagem do sapateado e seus reflexos nos corpos de quem sapateia, dentro de um recorte específico entre Brasil, França e Estados Unidos. Para além dos estudos acadêmicos, também dancei na companhia suíça de sapateado JetStep Company, sob a direção de Fabrice Martin, e os irmãos Costel e Dorel Surbeck, durante a turnê do espetáculo "ShoeBiz". Ainda na França, tive a oportunidade de estudar Eutonia com Dominique Duliège, aprendiz direto de Gerda Alexander (precursora do método).
-
Já de volta ao Brasil, segui com as práticas de Eutonia com Fernanda Bevilaqua e aulas de sapateado para todos os níveis.
-
Em Uberlândia, gravei a faixa “Prelúdio para um Dia de Sol/Mesmo Assim” ao lado do compositor Cícero Mota, para o álbum “Mais Puro” - disponível no Spotify.
-
Como cantora, me apresentei no espetáculo “Dalva e Herivelto”, ao lado de Edson Denizard e Edson Jr, homenageando as memoráveis canções da carreira de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins.
-
Integrei o duo Uai Q Sisters, ao lado de Panmela Tadeu, apresentando em diversos eventos com o pocket show “RetrôTap” sob a direção de Fernanda Bevilaqua, que reunia sapateado, canto e teatro com um recorte estético entre as décadas de 20 a 50.
-
Também cantei ao lado dos músicos Edson Jr e Guilherme Callegari no espetáculo intimista “Memórias de Cantos”, com um repertório que percorria minhas memórias afetivas musicais e percorria da MPB ao jazz, com canções em português, francês e inglês.
-
Desde 2018, sou madrinha do Sapateia BH, festival de sapateado idealizado e realizado por Luana Campos e pelo Centro de Danças e Artes Luana Campos.
-
Em 2019, me formei como terapeuta do Som com Nada Shakti.
-
Em 2020, (anel solar da Tormenta Lunar) iniciei meus estudos sobre a Lei do Tempo e o Sincronário da 13 Luas de 28 dias. Um estudo hermético que sigo aprofundando e que oferece contorno para os caminhos que escolhi e sigo escolhendo trilhar, tanto pessoalmente como profissionalmente.
-
Em meados de 2021, lanço meu primeiro livro, que leva o nome da metodologia que venho desenvolvendo há mais de 13 anos: “ReverberaSom: Caminhos possíveis para a afinação da escuta".
-
ReverberaSom é, antes de tudo, um caminho, e posteriormente uma metodologia alquímica, viva, dinâmica e fluida, que oferece sustentação ao encontro CorpoVozCoração. Por meio de ensinamentos que reúnem e integram meu fazer artístico, atuo com sessões e acompanhamentos individuais auxiliando pessoas a ativarem sua escuta interna, com o intuito de promover conforto, harmonia, bem estar, mobilidade, criatividade e prazer.
-
Na escuta com o outro, vou tecendo caminhos possíveis através da ARTE - fio condutor dos meus passos que, em 2022 fez com que eu batesse as asas para trabalhar com sapateado iniciante para mulheres maduras no Casulo, da Carol Saletti e com bebês de 0 a 3 anos no Espaço Corre Cutia, ambos na capital mineira. Nesse último, fui cantora e atriz convidada do evento anual "Festa da Cultura Popular", atuando ao lado, entre outros, de Sara Brito, Diego (Músico pai) e Thiago Braz.
-
Em 2022 participei da imersão coletiva para mulheres "PRA CRIAR" sob direção e orientação de Luísa Bahia. No ano seguinte, fiz a mentoria criativa individual, também sob a orientação de Luísa Bahia, em que me dediquei à criação do projeto de um espetáculo solo. Nessa processo, criamos a cena teatral e musical "A história dela..." com a música A História Lily Braun, que foi apresentada na Noite de Gala dos profissionais da sexta edição do Sapateia BH.
-
Em maio de 2023, sou iniciada na técnica do Alinhamento com Bruno Goularte. Uma técnica de alinhamento energético que sustenta e alinhava com maestria e sensibilidade, todo o meu trabalho artístico.
-
Em novembro de 2024, ao lado do músico e pianista Rodrigo Zanettini - já instalada na capital paulista - estreio o espetáculo "Feitos de Sonho, Luz e Som" que reúne dança, música, teatro e poesia. Dessa parceria, também surge o pocket show "Eu preciso Dizer que Te Amo" com um repertório onde o amor é dito, cantado, tocado e encenado nas infinitas possibilidades de canções que ficaram conhecidas, entre outras, na voz de Cazuza, Ella Fitzgerald, Caetano Veloso, Louis Armstrong, Gal Costa, Diana Krall, e tantas e tantos artistas que eternizaram o amor.
-
Em maio de 2025, recebo a certificação do módulo introdutório do método Move Flow - que abre vias sensíveis e dinâmicas, enriquecendo ainda mais o trabalho de afinação da escuta do corpo através da mobilização da fáscia - o GPS da anatomia invisível.

























