
ReverberaSom: caminhos possíveis para a afinação da escuta do corpo é uma obra que marca minha estreia no universo público da escrita.
É um trabalho que começou há muito tempo e segue se transformando, porque é resultado de um processo que é vivo e que segue em transformação contínua. Esse livro, tomou forma desta primeira edição digital, nas vésperas do equinócio de inverno em 2021 (aqui no hemisfério sul) e vem florescendo desde então!
O projeto, que surgiu do desejo de traduzir a dissertação de mestrado que foi realizada na França até 2013, se revelou num trabalho inédito, por abraçar e contemplar a travessia do tempo, lembrando que a vida é movimento. Neste livro-experiência, proponho conversas sobre corpo, som e educação, revisitando minha própria trajetória enquanto artista e educadora paralelamente à minha pesquisa de mestrado.
Trecho do prefácio, por Gigliola Mendes
“Iara fez escrevivência, construiu uma escrita entrelaçada à própria vida, ao aproximar criação e realidade, a partir de suas tantas memórias e experiências. E assim nos ensina que a teoria é viva e que pode ser constantemente recriada, atualizada, apoiando-se no que vamos experimentando e descobrindo de nós mesmas. Ela apresenta para as leitoras e leitores uma teoria que, imersa no universo somático da eutonia de Gerda Alexander (1908-1994) - que estuda o corpo próprio e sua capacidade de transitar ou se adaptar, com tônus justo, a todas as situações da vida -, oferece-nos não apenas conceitos, mas ferramentas para que possamos descobrir caminhos de pesquisa e atuação profissional autênticos e coerentes com nossos seres diversos e com nossas diferentes aspirações.”

Confira abaixo, um pouquinho do processo de idealização e construção do livro, assim como algumas sugestões para o contato com esse livro-experiência:
O livro-experiência ReverberaSom: caminhos possíveis para a afinação da escuta do corpo, foi realizado com os recursos da Lei Federal N 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc, Edital 14/2020 da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT). Como contrapartida, previu a distribuição de um exemplar para os cursos superiores de dança das universidades federais do estado de Minas Gerais. Além disso, foi disponibilizada gratuitamente, a distribuição para espaços culturais e escolas de dança mineiras que desejassem adquirir o material como parte de seu acervo cultural.
É um livro digital para ser lido e experimentado com o corpo todo. Nele encontramos não apenas convites que nos redirecionam para um outro ambiente virtual, mas também algumas referências, imagens, vídeos, curiosidades e dicas, que podem ser “degustadas” da maneira que for mais apropriada para cada leitora e leitor, num ritmo e gosto próprios. Junto com a obra, sugiro, a fim de tornar a experiência ainda mais potente, a impressão de um livreto, uma espécie de diário que foi preparado especialmente para acompanhar a leitura-experiência. Convido vocês a fugirem do óbvio e a explorarem essa experiência literária e corporal de maneiras inusitadas, relembrando que não há certo nem errado!
Esse é um livro para todas as pessoas que se sintam curiosas sobre si mesmas, sobre o próprio corpo, sobre as infinitas possibilidades de ser e estar no mundo - com o próprio corpo e a própria voz -, para educadores e educandes das artes do corpo, para todas as pessoas que se sintam entusiastas e amantes do corpo, do som e da educação.

Ação realizada com recursos da Lei Federal N 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc, Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais
