top of page

Projetos Artísticos

espetáculos, shows e performances

Sapateia BH - 30-06-23 ©Pablo Bernardo (113)_edited.jpg
iara ensaio 1_edited.png

o palco é esse chão onde minh'alma salta.

o palco é esse céu estrelado que alumeia o coração.

 

quando nele estou, me sinto em casa.

quando dele me despeço, carrego no peito suas constelações.

 

criar, cantar, dançar e atuar - parir projetos, espetáculos, shows e performances.

 também ser parte de projetos-filhos de pessoas queridas.

enfim partilhar dessa sina de artista que é despertar cor, gesto, sons e emoção, no mundo e na vida.

 

"Eu canto (e danço, e atuo, e performo) porque o instante existe, e minha (alma) vida está completa"

Sapateia BH - 30-06-23 ©Pablo Bernardo (113)_edited.jpg
Cópia de Sapateia BH_30-05-25 ©Pablo Bernardo (104)_edited_edited.png

espetáculos e shows 

- Feitos de Sonho, Luz e Som

é um espetáculo plural que une, de maneira eutônica, música, dança, poesia e teatro. Pode ser também uma experiência sensorial que reúne esses saberes e compartilha com quem se atreve a acordar o próprio Sonho. É um convite sonoro e sensível para reconhecer que a vida é movimento, ora fora, ora dentro, ora para um lado, ora pro outro lado, e então, redescobrir que o caminho se faz ao caminhar, que é na corda bamba que aprendemos a equilibrar. Percorrendo canções de artistas da música popular brasileira, tais como Caetano Veloso, Fátima Guedes, Milton Nascimento, Gilberto Gil, entre outros e outras, vamos adentrando o encantamento do Sonho através da voz de Iara Schmidt que, acompanhada do piano de Rodrigo Zanettini, vão dando o tom e o ritmo dessa travessia. Na cena, os caminhos se apresentam e vamos acompanhando, sonora e poeticamente, cada gesto que compõe a travessia e deixa reverberar luz e sombra, som e silêncio, yin e yang. Entre anseios e assombros, alegrias e alívios, vamos recordando que nossos pés pisam o chão e nossas mãos tecem os sonhos e, nessa dança, o Som vai oferecendo contorno e movimento.

- Eu preciso dizer que te amo

Pocket Show com um repertório que atravessa, o fogo da paixão até as cinzas da desilusão. O amor é dito, cantado, tocado e encenado por Iara Schmidt e Rodrigo Zanettini, que bailam com as infinitas possibilidades das canções que ficaram conhecidas, entre outras, na voz de Cazuza, Ella Fitzgerald, Caetano, Louis Armstrong, Gal Costa, Diana Krall, e tantas e tantos artistas que eternizaram o amor.

- Que Será ?

Espetáculo em homenagem à cantora de rádio Dalva de Oliveira, que reúne as mais célebres canções da artista brasileira com arranjos que atravessam as gerações de Dalva e a intérprete Iara Schmidt que canta, atua e declama, transitando entre seu próprio estilo e o da cantora hmenageada.

- Pas de deux

Pocket Show que reúne canções francesas e brasileiras como uma dança à dois. Divertido e nostálgico, esse pocket show mistura gêneros e épocas musicais distintas com bom humor e uma generosa dose dramática à la Piaf. Nessa proposta artística, pretende-se divulgar a música francesa com leveza trazendo na bagagem músicas brasileiras também traduzidas no idioma francês.

performances

- A história dela...

Performance que traz na voz, no corpo, no gesto, no ritmo e na palavra a "História de Lily Braun". Dirigida pela artista e educadora Luísa Bahia, Iara Schmidt canta, encena e sapateia a tragicômica história de Lily Braun, como forma de protesto, mas também de libertação. A cena foi construída durante o processo da Mentoria Criativa com Luísa Bahia e foi apresentada na 5ª edição do Sapateia BH - evento realizado e idealizado por Luana Campos. Confira o vídeo no canal do YouTube.

- Cantando histórias

Performance em parceria com a arte-educadora Sara Britto e o coletivo Côco da Gente, reunindo canções da cultura popular brasileira, em especial o Côco de Roda. A cena foi construída especialmente para a 6ª edição do Sapateia BH - evento realizado e idealizado por Luana Campos. Confira o vídeo no canal do YouTube.

- Movimento

Essa é a estreia de Iara Schmidt como compositora da música Movimento que foi originalmente arranjada por Rodrigo Zanettini. Na ocasião da 7ª edição do Sapateia BH - evento realizado e idealizado por Luana Campos, a música foi cantada e dançada por Iara, que foi acompanhada por João Vitor Campos no violão e Pedro Campolina na percussão e pandeiro. Confira o vídeo no canal do YouTube.

bottom of page